Entenda o que é hipertensão arterial

Pressão alta

O que é Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial, ou Pressão Alta, é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Os níveis normais de pressão máxima e mínima variam de 10/6 (100/60mmHg) e 12/8 (120/80mmHg), sendo sinal de pressão alta níveis que cheguem a 14/9 (140/90mmHg) ou mais.
O dia 26 de abril é marcado pela campanha de Combate a Hipertensão Arterial, que foi criada para cada vez mais pessoas entenderem os perigos da falta de tratamento da doença.
E você, saberia reconhecer os sinais para cuidar melhor da sua saúde, ou da de alguém do seu convívio?

Causas e sintomas

Mesmo que a hereditariedade seja a principal causa da doença, outros fatores também influenciam seu desenvolvimento.
Consumo de álcool e cigarros, obesidade, estresse, consumo exagerado de sal, colesterol alto e sedentarismo são comprovadamente as principais causas. A incidência também aumenta com a idade e em pessoas diabéticas, além de acontecer em maior número em pessoas do sexo feminino.
Os sintomas apenas aparecem quando a pressão sobe muito, e costumam ser percebidos como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Ao perceber alguns deles, procure acompanhamento médico.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é dado a partir da aferição de pressão arterial regular, podendo ser realizada por um profissional da área ou em casa, desde que haja um aparelho como o esfigmomanômetro disponível.
Pessoas com 20 anos ou mais devem aferir a pressão pelo menos uma vez por ano, mas em caso de histórico familiar, o ideal é ao menos duas vezes.
Em caso de confirmação, o tratamento dependerá das necessidades do paciente, portanto, apenas um médico especialista poderá avaliar a situação e recomendar o melhor método. A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada.

Prevenção

A principal forma de prevenção é manter um estilo de vida saudável. Manter o peso adequado, uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de sal e alimentos muito gordurosos, atividades físicas regulares, dar fim ao consumo de cigarro e reduzir ao máximo o de álcool e estar sempre de olho nos níveis de glicose no sangue.
Os medicamentos para a doença são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Fort Farma você encontra o programa Fort Popular.
Visite nossa loja e tire suas dúvidas com um de nossos profissionais, que estarão preparados para atende-lo da melhor forma.