Pode misturar remédio com álcool? Conheça os riscos envolvidos

Uma das dúvidas mais comuns de pacientes, é sobre como o álcool pode interagir com medicamentos.  Afinal, ao ingerir bebida alcoólica, o efeito do remédio diminui, aumenta ou pode causar algum problema? Faz mal beber tomando remédio?

É fato que todo medicamento é eliminado do corpo após um certo período de tempo e o mesmo ocorre com a bebida. O grande problema é que a bebida altera o metabolismo, os remédios podem ser eliminados antes do tempo. 

Além disso, existem algumas bebidas que combinadas com certos medicamentos podem trazer riscos à saúde. Entenda ao longo desse artigo mais sobre esse assunto.

Faz mal misturar álcool com remédio?

A resposta correta é que não é indicado realizar essas misturas. Isso porque, cada organismo pode reagir de forma diferente e cada caso é único. 

É bom relembrar também, que a  maioria dos medicamentos, assim como o álcool, é metabolizada no fígado. Desse modo, essa mistura pode demandar muito trabalho do órgão. Ou seja, isso pode potencializar o efeito do remédio e intoxicar o corpo ou ainda atrapalhar completamente o efeito da medicação.

 Quantas horas depois de beber posso tomar remédio?

O tempo indicado para beber álcool após tomar um remédio, vai depender inteiramente do tipo de substância da medicação e da indicação clínica. Ou seja, para além do medicamento, o motivo que o levou a tomar também é relevante.

Por isso, sempre consulte o seu médico para ter a precisão do tempo e poder voltar a vida normal.

Interações entre remédio com álcool

Confira abaixo algumas das interações das bebidas alcoólicas conforme o tipo de medicamento:

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios normalmente são tomados em curto prazo, e o álcool aumenta a eliminação do medicamento pelo corpo, diminuindo o seu efeito. Por isso, é recomendado beber, só após o tempo da medicação.

Corticoides

A medicação contém muita gordura, por ser derivado do colesterol, por isso é metabolizado de forma mais lenta. Dessa forma, é necessário tempo para que realize sua função. A bebida pode atrapalhar esse efeito por conta do tempo.

Analgésicos e antitérmicos

Apesar de serem medicamentos eliminados mais rapidamente, e com efeito rápido. Eles podem ser consumidos com a bebida de forma moderada. Ainda que se deva evitar a bebida nas primeiras horas da medicação.

Antibióticos

Ao contrário da maioria dos medicamentos, os antibióticos são um tratamento, que deve ser feito com tempo certo e sem interferências.  A bebida pode acabar interferindo no efeito esperado. Por isso, o ideal é orientar a não beber enquanto está fazendo o tratamento.

Anticoncepcionais

A proteção do anticoncepcional oral, depende do tempo do efeito do mesmo. Isso porque, ele dura em torno de 24 horas. Quando misturado com bebida, isso pode cair pela metade, o que prejudica a proteção. 

O ideal é que nos primeiros seis meses de uso do anticoncepcional oral, a bebida seja diminuída.

Ansiolíticos

Esse tipo de medicamento é calmante, e a ingestão de bebidas alcoólicas pode aumentar o efeito sedativo, bem como a insuficiência respiratória e o risco de comas alcoólicos.

Antidepressivos

Esse tipo de medicamento vai direto para o sistema nervoso central. E normalmente, as bebidas alcoólicas aumentam o efeito do antidepressivo, deixando a pessoa mais estimulada, contudo ao passar o efeito da bebida pode existir o efeito rebote, aumentando os sintomas de isolamento e tristeza.

É importante entendermos que a interação de álcool com medicamentos pode ser prejudicial à saúde e também ao tratamento. Assim, evite ingerir bebidas alcoólicas durante esse período e consulte o seu médico.